RECLAMAÇÃO DE MÃE EM PARAÚ LEVA PREFEITURA A AGIR: CUIDADORA ESPECIAL GARANTIDA PARA O FILHO

Da redação - Assú Notícia:
A luta de Vanderleia Carla, de Paraú, finalmente parece chegar ao fim após sua reclamação contra a prefeita Maria Olímpia, pela falta de providências em garantir uma cuidadora especial para seu filho na Escola Padre Amaro. Após a publicação no ASSÚ NOTÍCIA, a prefeitura aparentemente tomou medidas para resolver o problema, assegurando à mãe que seu filho terá uma cuidadora na escola a partir de segunda-feira.

O adolescente, que é cadeirante, vinha enfrentando dificuldades para frequentar as aulas devido à ausência de uma cuidadora especial na sala de aula. Vanderleia buscou resolver o problema através do diálogo, tentando contatar a secretária de educação, a direção da escola e até mesmo a prefeita, sem sucesso. Chegou até a acionar o conselho tutelar do município, mas ainda assim não obteve uma decisão definitiva.

No entanto, após narrar o ocorrido e denunciar a situação através do ASSÚ NOTÍCIA, a direção da escola informou à mãe que o problema estava praticamente resolvido. Essa rápida resposta da prefeitura evidencia a importância dos meios de comunicação na garantia dos direitos dos cidadãos e na pressão por ações efetivas das autoridades.

TRAGÉDIA: UMA PESSOA MORREU E OUTRAS QUATRO FICAM FERIDAS EM ACIDENTE DE TRÂNSITO NA RN-013

Um trágico acidente de trânsito, ocorrido na noite desta sexta feira 19 de abril de 2024, deixou um salto de uma pessoa morta e outras quatro feridas. O sinistro aconteceu por volta das 20h20min, na RN 013 sentido Tibau, na altura do Assentamento Jurema, zona rural de Mossoró e envolveu uma Trailblazer e um Fiat Uno Way.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, que atendeu a ocorrência, os dois veículos trafegavam no mesmo sentido em direção à Tibau. O motorista da Trailblazer, que viajava sozinho, colidiu violentamente na traseira do Fiat Uno, ocupado por quatro pessoas da mesma família. Os dois veículos saíram da pista e capotaram várias vezes.

No Fiat Uno viajavam: Valeska Gonzaga Rebouças, seu marido Francisco Hudson Targino, a filhinha do casal Maria Fernanda Targino e Ana Cleide Pereira Medeiros, madrasta de Valeska. Ana Cleide, que estava no banco de trás, foi arremessada para fora do caro e morreu no local.

Os demais ocupantes do Uno foram socorridos pelo Samu para o Hospital Tarcísio Maia. O condutor da Trailblazer, também foi socorrido. Após os procedimentos de perícia no local, o corpo de Ana Cleide, que era funcionária do Parque Elétrico, foi recolhido para exames no ITEP. O caso vai ser investigado pela Polícia Civil. Fim da Linha

PRESO DE JUSTIÇA EM MONITORAMENTO ELETRÔNICO É ASSASSINADO A TIROS EM UMARIZAL

Um homicídio a bala foi registrado na noite desta sexta feira 19 de abril de 2024, na cidade de Umarizal na região Oeste do Rio grande do Norte. De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima foi o preso do semiaberto monitorado por tornozeleira eletrônica, Leonardo Lopes de Freitas, vulgo “Ceguinho”.

O mesmo foi alvejado com vários tiros e morreu no meio da rua. A Polícia Militar informou que na mesma ocorrência, uma outra pessoa também teria sido baleada e socorrida para o hospital da cidade. Já o preso do semiaberto morreu no local.

Ainda não foi informado pela polícia, a motivação do crime. Leonardo já havia sido preso em Mossoró, por roubo. Após os ´procedimentos de perícia, o corpo dele foi recolhido para exames no IML do Itep unidade de Pau dos Ferros. A Polícia Civil vai investigar o caso. Fim da Linha

COMERCIANTES QUE TRABALHAM NA BEIRA DA BR-304 TÊM PREJUÍZOS APÓS BLOQUEIO NA ESTRADA; 'MAL DÁ PARA SOBREVIVER', DIZ VENDEDORA

Comerciantes que trabalham na beira da BR-304 no Rio Grande do Norte têm relatado prejuízos financeiros desde que uma ponte caiu na cidade de Lajes e causou a interdição de parte da estrada, no início do mês de abril.

O problema foi causado por um rompimento de uma barragem privada, e um desvio está sendo construído pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para ser usado até que o trecho seja totalmente reformado. Recentemente, o desvio foi alagado e cronograma inicial de 15 dias para conclusão do desvio pode ser alterado, segundo o órgão.

O Dnit estima que 70 carros passavam no trecho por dia. Entre os que foram afetados com a redução do fluxo estão vendedores de produtos regionais na beira da estrada, donos de padarias, restaurantes e lanchonetes, e até proprietários e funcionários de postos de combustíveis.

Com menos carros passando na via, há menos movimento nos estabelecimentos. Alguns deles, inclusive, tiveram que demitir para poder conseguir pagar a todos os funcionários neste momento.

Esse foi o caso da empresária Mércia Danielle, dona de uma padaria na beira da estrada na cidade de Caiçara do Rio do Vento, cidade bem próxima de onde a estrada foi interditada. Ela precisou demitir três pessoas desde que o movimento diminuiu na BR-304.

Em cerca de 15 dias, os 11 funcionários que ela tinha viraram 8. A empresária conta que o movimento caiu pelo menos 40% neste período.

"A gente teve que diminuir o pessoal, porque no fim do mês todo mundo vai receber, óbvio, eles estão trabalhando para isso. E aí, se for para não ter [como pagar]... é melhor a gente dar uma diminuida, mas ter como", explicou. g1rn

'MINHA FILHA ERA TUDO NA NOSSA VIDA', DIZ PAI DA 1ª VÍTIMA DE DENGUE NO RN EM 2024

"Não tem nem como falar da saudade da minha filha, porque ela era tudo na nossa vida. Minha filha era tudo pra nós".

A afirmação é do pescador Sebastião Cosme da Silva Neto, pai da também pescadora Wigna Monielly Cosmo da Silva, de 21 anos, morta pela dengue no último mês de março. A jovem representou a primeira morte pela doença no Rio Grande do Norte em 2024.

A causa da morte foi divulgada nesta sexta-feira (19) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) após a confirmação na semana passada.

Wigna morava na cidade de Itaú, onde também vivem os pais. Segundo a família, ela era saudável e não tinha problemas de saúde.

A pescadora era casada e deixou dois filhos, uma menina de 3 anos e um bebê de cinco meses.

"Deixou duas crianças que são as coisas mais lindas do mundo. Era tudo que ela queria na vida dela", lembrou o pai.

Sebastião lembrou que a filha chegou a ir três dias seguidos no hospital da cidade de Itaú (RN) com os sintomas da dengue antes de ser transferida para o Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros, cidade distante cerca de 40 quilômetros.

"Ela estava com muita dor. Eles aqui em Itaú achavam que a menina estava com infecção no intestino. Passaram remédio para isso", lembrou o pai.

Ele contou que chegaram a buscar plaquetas na cidade de Mossoró para auxiliar no quadro da filha, mas quando chegaram em Pau dos Ferros ela já havia morrido. "Agora resta só a saudade", lamentou o pai.

Ela deu entrada no Hospital Regional de Pau dos Ferros por volta de 13h do dia 20 de março, segundo a família, mas morreu por volta de 1h da madrugada do dia 21. G1 RN

GESTÃO DE MARIA OLÍMPIA: MÃE CLAMA POR ATENÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO DE PARAÚ

Da redação - Assú Notícia:
Vanderleia Carla da Silva procurou a reportagem para expor o desafio que vem enfrentando na educação de Paraú, especialmente em relação à gestão de Maria Olímpia. Há dois meses, ela vem lutando para garantir os cuidados necessários para seu filho, que é deficiente e requer uma cuidadora especial na sala de aula.

Desde o início do ano letivo, quando fez a matrícula na Escola Padre Amaro, do município, Vanderleia Carla, procurou a diretora da escola e a secretária de educação para comunicar a situação de seu filho, que não consegue permanecer constantemente na cadeira de rodas. Foi prometido pela equipe educacional que o problema seria resolvido em uma semana.

Porém, o tempo passou e a promessa não foi cumprida pela gestão de Maria Olímpia. Diante dessa falta de providências, Vanderleia Carla recorreu ao Conselho Tutelar do município na esperança de acelerar o processo de designação de um professor ou assistente especial para seu filho, mas também não obteve sucesso.

Em um apelo emocionado, a mãe enfatiza que a escola não dispõe de um cuidador especializado e pede urgentemente à prefeita Maria Olímpia que tome medidas para garantir o bem-estar e o progresso educacional de seu filho. O garoto, com 15 anos, está matriculado no 5º ano do ensino fundamental e estuda pela manhã.

É imperativo que a prefeita direcione atenção especial a esse aluno, assegurando a designação de um cuidador capacitado para que ele possa ter um desempenho adequado em seus estudos. É fundamental honrar o compromisso com a mãe, com o aluno e cumprir as normas obrigatórias garantidas pelo estudante.

CONDOMÍNIO GREEN VALLEY: O REFÚGIO DA SOFISTICAÇÃO EM ASSÚ

Da redação - Assú Notícia:
O renomado condomínio Green Valley continua a atrair olhares, com 65% das suas unidades já vendidas. Mas o que faz desse empreendimento tão especial? Bem, é simplesmente completo.

Você já sabe que o Green Valley oferece segurança 24 horas, piscinas adulto e infantil iluminadas, campo de futebol oficial, quadra poliesportiva, quadra de beach tennis, pista de cooper, espaço gourmet com churrasqueiras, espaço fitness, playground, salão para eventos, além de uma ampla área verde e jardins que promovem tranquilidade e contato com a natureza.

A novidade? Agora o acesso ao condomínio está totalmente pavimentado, garantindo mais conforto e facilidade no tráfego para os moradores e visitantes.

Mas aqui vai o detalhe: apenas 207 famílias terão o privilégio de chamar o Green Valley de lar. Com 133 famílias já garantindo seu lugar nesse paraíso residencial, restam apenas 77 oportunidades para aqueles que buscam o melhor em conforto, qualidade de vida e sofisticação.

O Green Valley, idealizado pela construtora Castel de Mossoró, é o destino perfeito para quem busca um estilo de vida requintado. E para tornar tudo ainda mais especial, em breve haverá um dia exclusivo de vendas para você.

Localizado na avenida Jornalista João Carlos Wanderley, 520 - Meus Amores, Assú (RN), o Green Valley está esperando por você. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (84) 98896-3414.

Não perca a chance de fazer parte desse seleto grupo de moradores do Green Valley, onde o luxo encontra a tranquilidade em um cenário de pura elegância.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN APROVA CRIAÇÃO DE AUXÍLIO-FARDAMENTO PARA POLÍCIA CIVIL

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou nesta quarta-feira (17) o Projeto de Lei que cria o auxílio-fardamento para os integrantes da Polícia Civil no Estado. A matéria, de autoria do Governo do Estado, teve apoio unânime dos deputados estaduais presentes na sessão, e segue para sanção da governadora Fátima Bezerra (PT).

O relatório da proposta foi do deputado estadual Coronel Azevedo (PL). O parlamentar revelou que o benefício aos servidores será pago em 5 parcelas de R$ 300, já iniciando em 2024. Coronel Azevedo parabenizou a categoria e destacou que o projeto foi formulado "com a finalidade de manter paridade e alinhamento de benefícios entre carreiras de segurança pública". 

Para o deputado Adjuto Dias (MDB), "o policial civil trabalha com carga horária exaustiva, sem efeito adequado para o cumprimento de seus deveres, o que gera carga emocional e peso muito grande". Para o parlamentar, “todo e qualquer benefício para os policiais é importante e deve ser louvado”.

Líder do Governo, o deputado Francisco do PT ressaltou que esta "é uma conquista da categoria, que se mobilizou, isso é histórico. Quero destacar o papel que foi desempenhado por esta Casa, pelos representantes dos policiais e o Governo para que chegássemos a esse momento ". 

Os deputados ainda aprovaram uma série de outras matérias. Entre elas, duas propostas da deputada Cristiane Dantas (SDD). A primeira instituindo o Programa Salvando Pernas, que dispõe sobre política de prevenção e combate às amputações em pacientes diabéticos. Já a segunda, trata-se de elogios médicos destinados a pessoas com deficiência. 

Da deputada Terezinha Maia (PL), foram aprovados quatro projetos, com destaque para o que institui a Política Pública Lixo Zero, Arquitetura Sustentável e Energia Renovável. Portal Tropical

OPORTUNIDADE: GOL G4 BRANCO 1.0 À VENDA EM ASSÚ

Da redação - Assú Notícia:
Na cidade de Assú, está disponível para venda um veículo Gol 1.0 na cor branca, fabricado nos anos de 2011/2012 e em ótimo estado de conservação. O carro possui licenciamento em dia, com emplacamento de Assú e placa do Mercosul, representando uma excelente oportunidade para quem busca adquirir um automóvel bem cuidado.

Este Gol G4 está à venda e os interessados podem entrar em contato diretamente com o proprietário para obter mais informações e agendar uma visita para verificar o veículo pessoalmente. Aproveite essa chance de adquirir um carro confiável e em bom estado na cidade de Assú. CLIQUE AQUI E FALE COM O VENDEDOR.

BARRAGEM UMARI SE APROXIMA DE SANGRIA

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), realiza o monitoramento dos principais reservatórios responsáveis pelo abastecimento e atendimento às diversas necessidades de uso dos municípios potiguares. O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta terça-feira (16), indica que a barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 279.238.166 m³, percentualmente, a 95,36% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No ano passado, o reservatório completou 100% da sua capacidade no dia 09 de abril.

As reservas hídricas superficiais totais do RN acumulam 3.245.295.216 m³, percentualmente, 71,75% da sua capacidade, que é de 4.522.931.699 m³. Este é o maior volume acumulado desde 2012.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, já acumula 1.785.498.729, correspondentes a 75,24% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.000 m³. Esta é o maior volume de águas acumulado no manancial dos últimos 12 anos.

A barragem Santa Cruz do Apodi acumula 468.123.750 m³, percentualmente, 78,06% da sua capacidade, total, que é de 599.712.000 m³. Este é o maior volume acumulado no manancial desde 2012.

O açude Público de Cruzeta acumula 21.492.127 m³, equivalentes a 91,28% da sua capacidade total, que é de 23.545.745 m³.   Desde 2011 o manancial não acumula esse volume de reservas hídricas. O reservatório Rodeador, localizado em Umarizal, acumula 17.316.794 m³, percentualmente 80,91% da sua capacidade total, que é de 21.403.849 m³.

O açude Boqueirão de Angicos, localizado em Afonso Bezerra, é outro manancial que já passa dos 80% da sua capacidade. O reservatório está acumulando 13.011.785 m³, correspondentes a 81,23% da sua capacidade total, que é de 16.018.307 m³.

Em José da Penha, o açude Flechas acumula 7.510.075 m³, equivalentes a 83,91% da sua capacidade total, que é de 8.949.675 m³. O açude Corredor, em Antônio Martins, acumula 4.390.270 m³, percentualmente, 94,56% da sua capacidade total, que é de 4.643.000 m³.

Atualmente, 23 reservatórios monitorados pelo Igarn, estão com 100% da sua capacidade, 14 deles com mais de 5 milhões de metros cúbicos, são eles: Mendubim, em Assu; com capacidade para 77.600.250 m³; Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari, com 44.421.480 m³; Trairi, em Tangará, com 35.230.000 m³; Campo Grande, em São Paulo do Potengi, com 23.139.587 m³; Pataxó, em Ipanguaçu, com 15.017.379 m³; Dourado, em Currais Novos, com 10.321.600 m³; Apanha Peixe, em Caraúbas, com 10.000.000 m³; o açude público de Riacho da Cruz, com 9.604.200 m³; Santo Antônio de Caraúbas, em Caraúbas, com 8.538.108 m³; Passagem, em Rodolfo Fernandes, com 8.273.877 m³; Beldroega, em Paraú, com 8.057.520 m³; Malhada Vermelha, em Severiano Melo, com 7.537.478 m³; o açude público de Encanto, com 5.192.538 m³; e Santa Cruz do Trairi, em Santa Cruz, com 5.158.750 m³.

O açudes monitorados pelo Igarn, que possuem capacidades inferiores a 5 milhões de metros cúbicos e que estão sangrando são: Novo Angicos, em Angicos, com 4.245.061 m³; Riachão, em Rodolfo Fernandes, com 4.136.000 m³; Curraes, em Itaú, com 4.019.400 m³; Pinga, em Cerro Corá, com 3.952.610 m³; Tesoura, em Francisco Dantas, 3.931.000 m³; o açude público de Currais Novos, com 3.815.000 m³; Dinamarca, em Serra Negra do Norte, com 2.724.425 m³; Sossego, em Rodolfo Fernandes, com 2.350.000 m³; e Francisco Cardoso (Mulungu), em Currais Novos, 1.617.649 m³. Portal Tropical

PADRASTO QUE ABUSAVA SEXUALMENTE DE ENTEADA É CONDENADO A 14 ANOS DE PRISÃO

A Justiça do Rio Grande do Norte condenou um padrasto, residente no Agreste potiguar, a pena de 14 anos de reclusão, a ser cumprido inicialmente em regime fechado, pelo crime de estupro de vulnerável praticado contra a enteada. Segundo a investigação, em inúmeras ocasiões, durante quatro anos, sempre enquanto a criança estava dormindo, o acusado entrava no quarto e praticava a conduta criminosa, repetida de duas a três vezes por semana.

Para fixação da penalidade, foi considerado a agravante de que o réu cometeu o crime “prevalecendo-se de relações domésticas, de coabitação”, bem como o fato do crime ser continuado, pois era praticado mais de uma vez por semana, ao longo de quatro anos. Este aspecto foi causa de aumento da pena fixada na sentença.

De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público Estadual, desde o ano de 2016 até o 2019, o acusado praticou atos libidinosos diversos da conjunção carnal com a vítima, menor de 14 anos. Na condição de padrasto da vítima, e aproveitando-se de que ela só contava com sete anos de idade, passou a abusar sexualmente da filha de sua companheira.

Ao apreciar o processo, em primeira instância, a Justiça Estadual considerou que o conjunto de provas leva à convicção de que o acusado praticou atos libidinosos com a vítima, configurando o delito do art. 217-A, caput, na forma do art. 71, ambos do Código Penal.

A materialidade e autoria do delito ficaram devidamente demonstradas, sobretudo pelos depoimentos colhidos, dentre estes o da vítima, ao descrever sofrer de ansiedade, especialmente pelo fatos relacionados à situação, inclusive com crises de choro e automutilação.

Foi considerado também o depoimento da professora da vítima, no sentido de que a criança demonstrava comportamento estranho, arredio. Outros alunos comentavam que ela se cortava no banheiro do colégio, o que é típico de quem vem sofrendo abusos. Ao perceber a criança chorando, a educadora a chamou para conversar, oportunidade em que a menor disse que o acusado “tocava” nela por debaixo de suas roupas. Ponta Negra News

JUSTIÇA DETERMINA QUE GOVERNO DO RN INTERNE IDOSO COM AVC EM LEITO DE UTI

O juiz Roberto Guedes, do Plantão Diurno Cível Região I, determinou que o Estado do Rio Grande do Norte realize, em até 24 horas, a internação de um idoso de 82 anos em leito de UTI em hospital público ou privado conveniado ao SUS, onde haja vaga disponível, por meio da Central de Regulação de Leitos.

A internação é para que haja o tratamento médico indicado para o paciente, cardíaco em quadro de AVC Isquêmico e SEPSE – infecção generalizada, sob pena de multa diária no valor de mil reais. Porém, a Justiça Estadual salientou que deve ser respeitada ordem de urgência/gravidade estabelecida pela Central de Regulação de Leitos da Secretaria Estadual de Saúde.

O autor alegou que se encontra internado no Hospital Walfredo Gurgel necessitando de leito de UTI. No relatório médico constante nos autos, encontra-se prescrita a necessidade de leito de UTI dada a gravidade da saúde do paciente.

Por fim, requereu liminar para determinar que o réu ponha imediatamente o paciente em leito de UTI sob pena de multa. Jair Sampaio

PREFEITA DE PARAÚ AGE APÓS REPORTAGEM EXPOR PROBLEMA DE SANEAMENTO

Da redação - Assú Notícia:
Maria Olímpia, prefeita de Paraú, tomou medidas após uma equipe do ASSÚ NOTÍCIA veicular uma matéria expondo a situação de dejetos e lama em uma tubulação de saneamento básico na rua Antônio Faustino, no Centro da cidade. Os moradores haviam relatado o problema há dois meses, mas só após a repercussão da reportagem a prefeita enviou uma equipe ao local para esgotar ou desobstruir a tubulação e evitar maiores danos.

Os moradores expressaram frustração por não terem recebido atenção da gestão de Maria Olímpia anteriormente, apesar de terem contatado a equipe municipal sobre o problema. A solução só foi alcançada após uma forte cobrança do ASSÚ NOTÍCIA, evidenciando a importância da imprensa na cobertura e resolução de questões que afetam a comunidade local.