JUIZ APLICA LEI MARIA DA PENHA EM FAVOR DE TRANSEXUAL AGREDIDA

O juiz Alexandre Machado, titular do Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher de Arapiraca, aplicou a Lei Maria da Penha em favor de uma mulher ofendida e agredida por duas mulheres – a mãe e filha – que não aceitavam a condição de transexual da vítima. A decisão foi proferida na quarta-feira (22).

Na ocasião, o juiz determinou como medida protetiva que agressoras estão proibidas de fazerem contato com a vítima ou com as testemunhas, sob pena de prisão. Ao aplicar a Lei Maria da Penha, o magistrado Alexandre Machado destacou que fez uma leitura moralizante da Constituição Federal, dando maior efetividade ao princípio da dignidade da pessoa humana.

Para o juiz, a liberdade das pessoas de mudar as múltiplas formas de exercer o gênero deve ser respeitada por toda a sociedade. Ainda segundo a vítima, durante a discussão, as rés a agrediram fisicamente e ela não teve como revidar porque tem sérios problemas de saúde, já que é reagente para o HIV.

A vítima inda foi intimada a comparecer ao Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência para ser acompanhada, orientada e direcionada a outros serviços de atendimento às mulheres.

Jornal de Brasília/Justiça Potiguar