ENERGIA DE ESCOLA MUNICIPAL É CORTADA POR FALTA DE PAGAMENTO EM ASSÚ

Foto veinulada nas redes sociais
Da redação - Assú Notícia: A energia da Instituto Municipal Padre Ibiapina - IMPI, localizada no Centro da cidade de Assú, em frente ao colégio Degrau, foi cortada por falta de pagamento. A escola faz parte da rede de ensino da Prefeitura Municipal.
Uma imagem mostra à escola da rede municipal completamente às escuras, na parte interna e externa na noite de terça-feira, 10 de Dezembro de 2019. Nas redes sociais, muita gente lamenta o episodio do corte de energia na instituição que atende crianças. 
"Mandaram uma mensagem para minha esposa dizendo que não ia ter aula hoje". Relatou um pai de uma aluna ao ASSÚ NOTÍCIA.
Mantivemos contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, e fomos informado que houve o corte de energia por motivo da falta de pagamento, e que a fatura já havia sido paga na tarde de terça, e devido o horário, não foi possível a COSERN fazer o religamento da energia, mas garantiu que pela manhã a energia da escola será religada.
Mesmo com a confirmação da assessoria de comunicação da prefeitura, relatando que o corte teria sido pela falta de pagamento, alguns profissionais da instituição, tentam esconder a verdade, afirmando que teria ocorrido um curto circuito na rede elétrica, e as aulas haviam sido suspensa por este motivo, sendo que na verdade não foi.
"Passando para comunicar que, em virtude do problema da energia, amanhã não haverá aula. Peço desculpas pelo horário, mas a confirmação do cancelamento só ocorreu há pouco." Mensagem publicada em um grupo da escola que inclui mãe dos alunos. A mensagem foi enviada por um educador da instituição, assim informou a mãe de uma aluna. A prefeitura do Assú emitiu uma nota e confessou o erro. Veja na integra.


NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em face da interrupção no fornecimento de energia ao prédio do Instituto Municipal Padre Ibiapina (IMPI) nesta terça-feira (10), a Prefeitura do Assú, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, prestou as seguintes explicações por meio de Nota de esclarecimento repassada pela Secretaria Municipal de Comunicação e Ouvidoria:

1 – O corte no suprimento energético do estabelecimento escolar teve como motivação a não quitação da conta de consumo mensal, o que se observou pelo extravio da fatura oriunda da Cosern, deixando de ser informado tal compromisso financeiro à Secretaria, lapso que o órgão se esforçará para que não mais se repita.
2 – Apesar da falha aqui publicamente admitida, a direção da escola e a Secretaria se ressentiram de uma prévia comunicação por parte da concessionária de energia elétrica, o que teria sido suficiente para evitar a paralisação, uma vez que, advertidos do atraso, os órgãos públicos prontamente saldariam a obrigação financeira.

3 – Ciente do problema, a Secretaria agiu prontamente a fim de não somente saldar a importância devida como, paralelamente, encaminhou os procedimentos perante o escritório da Cosern na cidade, solicitando a imediata religação da unidade escolar, o que espera possa se observar no menor espaço de tempo possível e sem quaisquer prejuízos para o alunado do IMPI.