PROCON FAZ ALERTA A CONSUMIDORES PARA A BLACK FRIDAY

Desde 2011, a campanha do mercado norte-americano Black Friday caiu no gosto do consumidor brasileiro. O evento que promete oferecer produtos com descontos na última sexta-feira de novembro já é data consolidada no comércio do Rio Grande do Norte.
Por isso, o Procon Natal preparou nove dicas para orientar o consumidor que pretende fazer compras na campanha. A ideia é ajudar o potiguar, que pretende ir às compras na campanha, a identificar descontos reais e evitar fraudes.
“O consumidor precisa sempre pesquisar sobre a loja em que está fazendo a compra. Black Friday mexe com as emoções de quem está comprando, muitas vezes, um produto que estava sendo pesquisado há muito tempo. E, nessas horas, o desconto acaba falando mais alto”, ressalta Aíla Cortez, diretora geral do Procon.
Neste ano, a Black Friday ocorre no dia 28 de novembro. Confira as dicas do órgão para comprar sem sustos:
1 – O consumidor deve ficar atento às ofertas, às condições de pagamento e ao prazo de entrega dos produtos que pretende adquirir na Black Friday;
2 – Para compras online, verifique se o site da loja é confiável, pesquisando outras referências e opiniões. Caso a loja não seja muito conhecida, prefira efetuar o pagamento por meio de cartão de crédito;
3 – Salve e-mails trocados com o fornecedor. Eles servem de comprovantes, no caso de trocas ou não recebimento do produto;
4 – Se o pagamento for feito por meio de boleto bancário, ele deve ser efetuado com cuidado pois esta é a forma de pagamento mais utilizada para a prática de fraudes. Nesta forma de pagamento, o boleto deve estar em formato PDF, que é bem mais seguro do que o impresso direto na página;
5 – No caso de produtos importados adquiridos no Brasil, estes seguem as mesmas regras dos produtos nacionais desde que sejam de estabelecimentos legalizados;
6 – Fique atento aos preços apresentados antes da Black Friday para constatar se realmente foi concedido o desconto prometido. Pesquise e compare os preços antes da campanha;
7 – Observe o prazo de entrega da mercadoria, que deve estar registrado na nota fiscal ou no recibo;
8 – Leia as políticas de troca e devolução do estabelecimento e as letras de rodapé para ter ciência de eventuais condições aplicadas pela loja e evitar surpresas desagradáveis;
9 – Examine a mercadoria e assine o documento de comprovação de recebimento somente após a confirmação do estado do produto. Qualquer irregularidade deve ser justificada e a empresa responsável deve resolver o problema.
Para registrar reclamação basta comparecer ao Procon Natal, localizado na Avenida Ulisses Cidade, 181, Cidade Alta, das 8h às 14h.