FUNCIONÁRIOS PRESOS SUSPEITOS DE DESVIAR CARGA DE METAIS DA PETROBRAS

Uma Força-Tarefa da Polícia Civil deflagrada no Oeste Potiguar resultou na prisão em flagrante de dois homens que são suspeitos de desviarem material da Petrobras. Foram detidos em flagrante, pelo crime de peculato, José Adielson Andrade Vieira, 57 anos, funcionário da Petrobras e João Francisco Martins Fernandes, 36 anos, que trabalha em uma empresa terceirizada. A ação ocorreu na quinta-feira (21).

Os dois funcionários que emitiam as notas em nome da Petrobras foram conduzidos para Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) de Mossoró e autuados pelo crime de peculato. “A Polícia Civil encaminhará o caso para a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor). Acreditamos que o crime efetuado envolveu uma grande quantia de dinheiro, a qual será contabilizada pelo Petrobras. As investigações continuarão, pois outras pessoas podem estar envolvidas. Precisamos, por exemplo, delimitar a participação do dono da sucata que estava recebendo o material ilícito”, detalhou o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Odilon Teodósio.

Os policiais conseguiram apreender uma carga de metais que estava com nota fiscal falsa. De acordo com a polícia, todo o material tinha como destino uma empresa de sucata, localizada em Mossoró.

As investigações revelaram que o esquema envolvia funcionários da Petrobras, funcionários de empresas terceirizadas e proprietários de empresas de sucata. A logística criminosa funcionou da seguinte forma: um veículo buscou a sucata em uma base da Petrobras, localizada na cidade de Alto do Rodrigues, para ser levada até Mossoró.

Durante o trajeto, o motorista foi abordado pelos policiais e por fiscais da Secretaria de Tributação. Quando as equipes solicitaram a apresentação da nota fiscal da carga, o motorista exibiu uma nota fiscal original, mas em tal documento estava discriminado apenas uma parte da carga.

Uma outra nota falsa era emitida para o restante da carga e, assim, os suspeitos conseguiam realizar o desvio da mercadoria. Diante da materialidade do crime, os policiais apreenderam toda a carga. OP9RN