CAERN ALERTA POPULAÇÃO PARA NÃO RETIRAR TAMPA DE POÇOS DE VISITA

Alagamentos provocados pelas chuvas fazem com que populares retirem a tampa de poços de visita da rede de esgoto para escoar água. Este tipo de atitude pode provocar sérios acidentes, inclusive fatais. Ao retirar a tampa estão sendo gerados dois problemas sérios. O primeiro é a possibilidade de quem retirar a tampa ser sugado para dentro do poço de visita e colocar outras pessoas em risco. Além disso, a rede de esgoto não foi dimensionada para receber água de chuva. Desta forma, ao abrir o poço de visita existe um grande risco de a tubulação romper e provocar vazamento de esgoto. Assim como, pode provocar o retorno de esgoto para os imóveis. A recomendação da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) é que a população não mexa em quaisquer que sejam os equipamentos do sistema que ela opera. Como é um sistema com muitas especificidades técnicas o ideal é manter distância destes equipamentos. O chefe da Unidade de Manutenção de Esgoto da Natal Sul, Ewerton Siqueira, lembra que a retirada de tampa não deve ser feita nem mesmo em tempo de estiagem.
“Dentro da rede de esgoto existe gás, insetos, é um ambiente insalubre. A população não deve, em nenhuma hipótese, interferir no sistema da Caern”, ressalta.
O sistema de esgoto está em área pública, mas ele pertence a Caern, desta forma, quem for flagrado praticando o dano pode ser enquadrado no crime contra o patrimônio público. Ewerton lembra que em locais que não possuem drenagem para escoamento da água da chuva sabe-se que existe uma tendência para populares abrirem as tampas dos poços de visita. Nas Zonas Sul, Leste e Oeste de Natal são cerca de seis mil poços de visita. A retirada de tampas da rede de drenagem também é tão perigoso quanto a retirada da tampa do sistema de esgoto. A população não deve interferir nestes sistemas.
A notícia é do site oficial da Caern. Para reclamações, sugestões e/ou informações o contato com a estatal pode ser feito pelo número 115. A ligação é gratuita.