POLÍCIA CIVIL DE ASSÚ RESGATA IDOSO DE 70 ANOS QUE ESTAVA EM CÁRCERE DE PRIVADO

O delegado Cidorgeton Pinheiro, de Assu, resgatou no final da tarde deste sábado, 10, no município de São Rafael, um senhor de 70 anos, que estava em cárcere privado, trancado num ambiente que se assemelha a uma jaula, ao lado de um galinheiro e um curral de bodes, há mais ou menos um ano.
Manoel Salustino de Lucena, conhecido por Seu Manecão, natural de Upanema, onde trabalhou como cavoeiro, recebia alimentação duas vezes ao dia e só saia do cativeiro para ser vacinado e cortar o cabelo. Seu Manecão diz ter 69 anos e 5 semanas. 
A notícia sobre o carcere privado foi repassado a Policia Civil através do Disk-Denúncia. O cidadão informou que um idoso estava sendo mantido, por seus "cuidadores", numa jaula, com cadeado e próximo de um chiqueiro de bodes e um galinheiro, dias e noites, sendo que sua aposentadoria estava sendo desviada para outros fins por seus "cuidadores".
“A equipe de policiais foi ao local e constatou que, no quintal de uma residência, ladeado com currais e galinheiros infestados de fezes de animais, era mantido um idoso, numa pequena construção com dois cômodos, sendo um deles o quarto do idoso, onde também ficava o banheiro com uma torneira, baldes e um sanitário, além de uma cama. Nada mais existia no quarto, como ventilador, televisão ou rádio. Sem janelas, o local era fechado com uma porta, uma grade, corrente e cadeados, muito se assemelhando a uma jaula ou cela”, narra o delegado Cidorgeton Pinheiro, que se mostrou horrorizado com o caso.
Durante a abordagem policial, a dona da casa ainda tentou dizer que Seu Manecão tinha a chave do cadeado da jaula, construído no quintal, ao lado do chiqueiro de bode e galinhas, mas foi desmentida em seguida pelos fatos constatados pelos policiais. Seu Manecão não tinha autorização nem para ver o sol. O cubículo contendo uma cama velha, um sanitário com um balde de água, não tem janelas.
Ainda conforme o delegado, o idoso Manoel Salustino de Lucena estava “extremamente lúcido. “Ao ser questionado sobre as condições que vivia, afirmou que estava sendo mantido preso como se criminoso fosse, mas que nenhum mal causou a ninguém, e que estaria no local há mais de 01 (um) ano, contra sua vontade, saindo apenas para ser vacinado e cortar o cabelo”. Isto, raramente. As pessoas na rua não o viam há muito tempo.
Seu Manecão, ao ser resgatado, contou aos policias que seus familiares são de Upanema. Mas ele não quis expliar as razões pelas quais não vive com eles. Antes de sair do local, que os policiais disseram que fedia, ele molhou o corpo, vestiu a mesma roupa (camisa e bermuda), reclamou que a família que cuidava dele havia queimado as outras mudas de roupas, fez um cigarro de palha e, a convite do delegado Cidorgeto Pinheiro (teve que insistir), começou a caminhar rumo a liberdade, abriu a porta da jaula (já estava destrancada), entrou na casa da família que "cuidava" dele, e, ao passar pela sala, o delegado Cidorgeton PInheiro perguntou se gostava de ouvir radio e vê a TV, mostrando os aparelhos da casa a ele. Se Manecão, com certa irritação, respondeu que sim, mas não tinha acesso a isto. Por insistência do delegado, Manecão caminhou até fora da casa, onde encontrou um motorista que o conhecia. O motorista contou aos policiais que fazia muito tempo que não o via. 
Os resposável por crime tão grave não foram presos. O Seu Manecao disse que quem o prende é conhecido por Antônio Higínio, que não estava na casa. A mulher que estava na casa disse que Seu Manecão costuma beber, mas, aos policiais, ele disse que não bebia nem Guaraná. O delegado voltou a chama-lo para sair do local e novamente ele foi ao banheiro.
Após uma boa conversa, Seu Manecão foi convencido a sair do carcere. O delegado Cidorgeton Pinheiro disse "ele é extremamente consciente. Sabe exatamente o que fizeram com ele e revelou, durante esta conversa inicial, que se pudesse iria embora com seus documentos para viver numa casinha". 
O delegado disse que está encaminhando o idoso Manecão para um abrigo e está instaurando um inquérito policial para investigar e indiciar responsáveis por tão cruel crime contra um cidadão indefeso.
O delegado Cidorgeton Pinheiro e equipe aproveita o contato com a mídia para agradecer pelas informações através dos números (84) 99992-2122 e 84 9 8155-2956, que permitiram resgatar o idoso da prisão. Informações - Mossoró Hoje