LAGOA DO PIATÓ JÁ COMEÇA A RECEBER ÁGUA DAS CHUVAS

Da redação - Assú Notícia: O maior reservatório natural de água do estado do Rio Grande do Norte, está localizada na cidade de Assú, interior Potiguar. A Lagoa do Piató, que tem uma extensão de 18 km de extensão máxima e um volume de água de 96 milhões de metros cúbicos, era considerada como uma das lagoas mais piscosas do RN. Como tal era submetida a intensa exploração pesqueira com um núcleo de vida dado grande riqueza e diversidade de organismos existentes nos seus diferentes subsistema. A variedade de subsistemas identificados nessa lagoa dependia da expansão do espelho de água por ocasião das grandes enchentes. No período chuvoso, a água expandia-se consideravelmente, invadindo as áreas de carnaúbas, possibilitando temporariamente a integração do sistema hídrico e paisagístico circundante.
A lagoa era abastecida naturalmente pelo rio Piranhas até à construção da Barragem Armando Ribeiro. Desde então está sujeita a secas regulares, as últimas das quais ocorreram em novembro de 1999 e dezembro de 2014.
Visivelmente já se percebe a quantidade do acumulo de água que o reservatório já recebeu, apenas com ás águas das chuvas. O canal continua sendo desassoreado por uma empresa, responsável pela obra, orçada em mais de R$ 2 milhões de reais.