PREFEITO DE PARAÚ É CASSADO E VEREADORA ASSUME CARGO

Antônio de Narcisio e Francisca de Chico de Bola - Foto: Erivan Brito
Da redação - Assú Notícia: O dia de terça-feira, 26 de setembro de 2017 foi de muito suspense e emoção na cidade de Paraú, interior do Rio Grande do Norte. O motivo seria referente ao julgamento do prefeito que foi alvo de denúncia.
Segundo a publicação efetuada pela rede social nomeada como "Paraú Pensador". A publicação descreve que o prefeito foi julgado no Tribunal Regional Eleitoral.
Ficou claro de que Antônio Carlos Peixoto Nunes e Antônia Francisca de Oliveira, foram cassados e quem assume a prefeitura do município é Socorro Paula, vereadora e presidente da câmara.
Antônio de Narcisio foi julgado por maioria dos votos, em consonância com o parecer. Procuradoria Eleitora, em conhecer e negar provimento ao recurso nos termos do voto condutor do Desembargador Ibanez Monteiro, redator para o acórdão, e das notas de julgamento, partes integrante da presente decisão. Antônio e Francisca podem recorrer a última instância, em Brasilia.
Pingo do Zé Ninguém - Durante a campanha eleitoral, houve várias denúncias contra Antônio de Narcisio, como por exemplo, a criação do carnaval fora de época, que era conhecido durante a eleição, como "Pingo do Zé Ninguém", Todos se vestiam de vermelho e no pingo da mei dia, saiam em arrastão com um paredão pelas ruas da cidade, dançando musicas compatíveis a campanha de Antônio e Francisca de Chico de Bola. Para o MP Eleitoral, os dois eventos foram claramente de promoção da candidatura. O primeiro ocorreu em 31 de julho de 2016, mesma data da convenção que resultou na escolha de Antônio e Francisca. O outro ocorreu em 11 de setembro, já dentro do período eleitoral. Uma terceira edição do “Pingo do Zé Ninguém” chegou a ser marcada para o dia 25 de setembro, uma semana antes da votação, contudo sua realização foi proibida pela Justiça Eleitoral.
Os dois foram denunciados em uma ação de investigação judicial eleitoral (Aije) movida pela coligação adversária, por terem se beneficiado de dois eventos denominados “Pingo do Zé Ninguém”, nos quais foram desrespeitadas diversas normas eleitorais. Os eventos se assemelhavam a showmícios, incluíam distribuição de brindes e faziam a utilização irregular de “paredões” de som.
Nas Redes Sociais - Usando o facebook e whatsapp, pessoas que apoiam a situação da cidade, lamentam a decisão tomada no julgamento, em que afastou Antônio de Narcísio do cargo. São vários comentários de diferentes modos. Enquanto a situação lamenta, a oposição comemora a decisão do julgamento, que foi motivo de comemoração na cidade.
Eleição - Com aproximadamente 4 mil eleitores, Paraú teve sua eleição municipal decidida por apenas 81 votos de maioria. No julgamento da Aije, o juiz Tiago Lins Coelho, da 31ª Zona Eleitoral, cassou o diploma de Antônio e Francisca, declarando-os inelegíveis pelo prazo de oito anos, a contar da data das eleições de 2016. O Recurso Eleitoral tramita no TRE/RN sob o número 158-39.2016.6.20.0031.
Buscamos contato com o prefeito da cidade, e também da presidente da Câmara, mas, até o fechamento desta reportagem, não conseguimos.
Deixamos o espaço aberto caso as pessoas citadas queiram se pronunciar a respeito da decisão do julgamento.