COMUNIDADES RURAIS DE ASSÚ, AGORA TÊM CHUVEIRO E BANHEIRO EM SUAS RESIDÊNCIAS

É difícil imaginar, mas no Rio Grande do Norte ainda têm comunidades rurais que não possuem banheiros e chuveiros em suas residências. A comunidade Caboclo descendente de índios localizada na zona rural de Assú é uma delas. Para acabar com esse sofrimento e levar qualidade de vida para população o Governo do Rio Grande do Norte construiu 40 banheiros todos com chuveiros para as famílias desta comunidade.
“Nós não tínhamos nada, hoje estamos sem acreditar que temos banheiros em todas as casas. As crianças adoram tomar banho, agora elas tomam banho todos os dias”, revelou Antônio Lopes, 71 anos, um dos moradores mais antigos de Caboclo.
O Governo do RN, além dos banheiros equipados com caixa d´água, sanitário, pia, chuveiro, está construindo todo o sistema de abastecimento de água nas 40 residências, o sistema conta com uma adutora.
“A obra está em andamento. A primeira parte do projeto está concluída”, afirma Dinart Filho, supervisor da Habitação, do Trabalho e da Assistência Social (Sethas).

O investimento de R$ 469 mil é do Governo do RN, com recursos do Projeto Governo Cidadão, através do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial, sob coordenação da Sethas. Outra comunidade beneficiada pertencente é a Associação de Pequenos Produtores Rurais que vive as margens do açude Mandubin, lá algumas residências também não possuíam banheiros. A Associação recebeu R$ 336 mil para implementar projeto de abastecimento de água e de reuso da água cinza que está sendo instalado para atender 62 famílias.
“Das 62 casas dessa comunidade, 15 não possuíam banheiros”, declara Dinart Filho, supervisor da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas). O projeto desta comunidade contempla ainda uma ação ambiental onde as famílias farão uso das águas cinzas para finalidades domésticas e para irrigação nos quintais produtivos.
Fonte: Governo Cidadão – Assessoria de Comunicação.