12 PRESOS SENTENCIADOS SÃO TRANSFERIDOS DO CDP DE ASSÚ

Da redação - Assú Notícia: É de conhecimento de todo o Rio Grande do Norte, que o sistema de segurança pública no estado, encontra-se praticamente falido. Falta muita coisa, tanto para a polícia civil, militar e agentes penitenciários do estado. Uma vergonha saber que um estado rico em belezas da natureza, que atrai muitos turistas, sofre com essa precariedade. São armamentos sucateados, viaturas velhas e sem condições para quem trabalha na segurança pública.
Principalmente para quem trabalha no Centro de Detenção Provisória - CDP, de todo o Rio Grande do Norte. O detalhe e destaque vai para a cidade de Assú. Com mais de 56 mil habitantes, conta com um CDP totalmente falido, com viatura sucateada e os agentes sem a minima condição de trabalho. Ficam e são completamente desmotivado para trabalhar, ao invés de terem apoio financeiro e com condições de trabalho, os agentes acabam ficando desestimulado com a real situação do estado. Para se ter ideia, o Centro de Detenção Provisória de Assú, tem espaço para ocupar apenas 40 presos, e atualmente tinha 112, sendo que houve a transferência de presos sentenciados, ficando na totalidade de 101 internos. Com esses dados, dá para perceber o tamanho da afronta que os agentes da cúpula de segurança enfrenta no seu dia-a-dia, com aquela velha frase "pastorando presos".
Em Assú, os internos já tentaram por várias vezes fugir e até mesmo praticam crimes dentro da unidade, como por exemplo, o crime de dano ao patrimônio público. Conforme já foi notícia neste meio de comunicação, as dezenas de prisões em flagrante realizadas pelos próprios agentes, a sujeitos que de qualquer forma tenta jogar ou entrar com drogas, celulares e demais objetos para as celas da unidade.
A força de vontade e determinação que tem, os agentes do CDP de Assú realizaram na tarde de terça-feira, 19 de Setembro de 2017, a transferência de 12 presos já sentenciados pela justiça. Eles foram encaminhados a Penitenciária Agricula Mário Negócio, localizada na cidade de Mossoró, capital do Oeste Potiguar.
A transferência foi mantida e total sigilo para que os agentes não corresse risco de comparsas dos apenados, tentasse de qualquer forma um resgate. É claro e evidente que ações como essas sempre serão mantidas em sigilo. Mês passado, outros presos sentenciados que estavam no CDP de Assú, foram transferido em um forte esquema de segurança, para a mesma penitenciária.
CDP é um centro de detenção provisória que detentos ficam sem ser condenados, eles tem que passarem  Por CDP e depois deles julgados e condenados , o preso passa para um transferência de CDP para Penitenciária.