LAMA SAI NAS TORNEIRAS DE BANHEIROS DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO DE ASSIS DE SOUZA EM SÃO RAFAEL

Alunos da Escola Municipal Francisco de Assis de Souza, localizada na rua Serra Branca, centro de São Rafael. Se surpreenderam após abrir a torneira de um banheiro para lavar as mãos, ao abrir os alunos notaram que teria algo estranho. Pois no lugar de sair água, saiu muita lama com mal odor. Surpresa com a situação uma aluna postou em seu perfil do facebook a imagem com o seguinte texto. 
"Olha a imundice da água da escola francisco de assis de souza se não e lama e água amarela e a catinga da água parece água de esgoto precisamos de água limpa na escola e na nossa cidade que nojo essa água pode dar ate doença"
A publicação já tem 12 curtidas e 15 compartilhamentos. 
Nossa equipe de Reportagem entrou em contato com a Secretaria de Educação do município de São Rafael. E foi enviado para nosso e-mail um comunicado em relação ao fato ocorrido na escola.   
COMUNICADO:
 Não é nenhuma novidade que os moradores de São Rafael enfrentam problemas relacionados ao abastecimento de água. Da falta constante à má qualidade da agua, não faltam reclamações, devidamente comprovadas. O paradoxo disso tudo é que São Rafael, por ter em seu território geográfico a maior parte do manancial da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, passa por grandes e constantes dificuldades de acesso à agua potável.
No último dia 27 de agosto, água contida na caixa d’água da Escola Municipal Francisco de Assis de Souza foi totalmente consumida até às 7h40min. (É importante ressaltar que a semana anterior foi marcada por mais uma falta de água na cidade. Embora o abastecimento tenha sido reestabelecido no inicio da semana, não foi suficiente para encher completamente a caixa d’água da escola).
Imediatamente a Direção da escola solicitou junto à Secretaria Municipal de Educação e Cultura um caminhão pipa para não interromper as atividades do dia. Após a colocação da pipa d’água, a Direção foi informada que a água apresentava aspecto escuro e com odor. Em novo contato com a à Secretaria Municipal de Educação e Cultura foi solicitada a disponibilização de garrafões de agua mineral para que fossem disponibilizados às/aos estudantes. O pedido foi prontamente atendido pela Secretaria, contudo o Depósito da Prefeitura encontrava-se desabastecido de garrafões e aguardava a entrega pelo fornecedor. Logo que água foi entregue ao Depósito foi encaminhada à escola e disponibilizada às/aos estudantes o que ocorreu por volta das 10h10.
É importante registrar algumas informações relevantes:
·        A água da pipa d’água colocada na caixa baldeou a água e dessa forma revelou a necessidade de limpeza da caixa o que já foi agendado pela Direção da escola para ocorrer neste sábado, 29 de agosto de 2015;
·        Em nenhum momento foi aconselhado ou encaminhado para que as/os estudantes se servissem da água de aspecto ruim. A água da caixa ficou apenas para o uso de banheiros;
·        A escola sempre adotou e permanentemente reforça a importância das/dos estudantes portarem garrafinhas com água trazidas de casa para não necessitarem saírem muitas vezes da sala para tomar água. No momento de crise como o que enfrentamos, essa providência teria amenizado de forma significada o problema;
·        Por fim, colocamo-nos à disposição para sanar qualquer dúvida e, aproveitamos esta oportunidade para solicitar da imprensa que observe também o que ocorre de bom e normal na escola. Realizamos o Dia da Família na Escola e a Balada Estudantil em comemoração a passagem do Dia do Estudante, eventos coroados de êxitos e que não mereceram nenhuma menção por quem tem por atividade informar.
Agradecemos a oportunidade de esclarecer os fatos. Muito obrigado.
                                                                                      
                                                                                           À Direção