MINISTÉRIO PÚBLICO QUER SABER SE AGENTES FACILITARAM FUGAS EM PRESIDIOS DO RIO GRANDE DO NORTE

O Ministério Público do Rio Grande do Norte quer saber se a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) abriu sindicâncias e apurou possíveis facilitações de fugas no sistema prisional potiguar em 2015. A portaria do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (Nucap), assinada pelo promotor Márcio Cardoso Santos, foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (29).
No documento, o MP enfatiza que mais de 80 presos fugiram de unidades prisionais do estado neste ano. As duas maiores aconteceram em abril na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, o maior presídio do estado, em Nísia Floresta. Na madrugada do dia 6 de abril, 32 detentos escaparam. A Sejuc anunciou que abriria uma sindicância à época. Já no dia 22 de abril, 35 presos fugiram.
O MP pede que em dez dias a Sejuc e a Comissão Especial de Processo Administrativo (Cepa), responsável pela instauração das sindicâncias, enviem as informações solicitadas.
O G1 entrou em contato com a Sejuc na manhã desta quarta, mas até o momento não recebeu resposta sobre a abertura das sindicâncias sobre as fugas do sistema prisional.
Fonte: G1 RN